01/11/2018 MMA promove semana contra desperdício de alimentos

MMA promove semana contra desperdício de alimentos

Foto: divulgação.

Ações começam nesta segunda-feira (5) e vão até sábado (10), quando chefs de cozinha vão montar pratos feitos à base de alimentos que seriam jogados no lixo

 

De 5 a 10 de novembro, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) promove a Semana Nacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdícios de Alimentos 2018. A abertura terá a presença do ministro Edson Duarte e será na segunda-feira (5), às 14 horas, no auditório Ipê Amarelo, na sede do MMA, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.


Participam representantes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), da Embrapa e do Ministério do Desenvolvimento Social. Também serão apresentados vídeos sobre as boas práticas para o combate de perdas e desperdícios de alimentos, selecionados em edital lançado pelo MMA.


Na quarta-feira (7), o evento será na Câmara dos Deputados, às 11 horas. Uma audiência pública vai discutir os projetos de lei sobre perdas e desperdícios de alimentos, em tramitação no Congresso Nacional. Na sexta-feira (9), das 9h às 18h, haverá seminário na sede do MMA. Serão apresentadas 15 iniciativas de boas práticas para o combate a perdas e desperdícios de alimentos. Representantes dessas iniciativas estarão no encontro para explicar suas práticas, os fatores que permitiram a sua implementação e como elas podem ser potencializadas e multiplicadas.


CHEFS NA CEASA

 

No sábado, dia 10, das 8h às 12h, um evento na Ceasa-DF, que fica no SIA Trecho 10, encerra a Semana PDA 2018. Será montada uma grande estrutura ao lado do Varejão, onde circulam aproximadamente 10 mil pessoas no sábado pela manhã, além do público que será mobilizado pela campanha. Vários parceiros vão mostrar atividades no combate à perda e desperdício de alimentos.


Entre os destaques, os chefs de cozinha Fernando Souza e Fábio Marques, que criaram o projeto Desafio da Xêpa – Do Lixo ao Luxo. Eles vão preparar pratos com alimentos que seriam descartados. A Emater também participa com a elaboração de dois pratos à base de abóbora, com o foco no aproveitamento integral do alimento. Além disso, equipe da Fundição Progresso, do Rio de Janeiro, fará comidas à base de Plantas Comestíveis Não Convencionais, as PANCs.

 

Também haverá oficina de hortas urbanas e exposições da Secretaria do Meio Ambiente do DF, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).


DESPERDÍCIO

 

No mundo, a estimativa é de que a cada ano se perde aproximadamente 1,3 bilhão de toneladas de alimentos. Isso representa mais de 30% de toda produção mundial de alimentos para consumo humano. Toda essa comida seria mais do que suficiente para alimentar as 821 milhões de pessoas que ainda passam fome no mundo.


No Brasil, segundo dados das Nações Unidas, em 2013, 26,3 milhões de toneladas de alimentos disponíveis foram perdidas. Produtos como arroz, milho, tomate e cebola são os mais desperdiçados no país.


O tema é de fundamental importância humanitária em todo o mundo e foi incorporado na Agenda 2030 pelo Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 12.3, que coloca o desafio global de reduzir o desperdício de alimentos diante do desafio de contribuir para a erradicação da fome no mundo presente no ODS 2, retratada no Mapa da Fome monitorado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

 

PROGRAma PDA
 
Fonte: Ministério do Meio Ambiente (MMA).



Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/01-11-18-mma-promove-semana-contra.php on line 177

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/01-11-18-mma-promove-semana-contra.php on line 177

Warning: include(): Failed opening '../../rodape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/01-11-18-mma-promove-semana-contra.php on line 177