16/10/2018 Cooper A1 comemora 85 anos com livro produzido pela Editora Expressão

Cooper A1 comemora 85 anos com livro produzido pela Editora Expressão

O Diretor Executivo da Editora Expressão Rodrigo Coutinho entrega o livro para a Diretoria da Cooperativa A1. Fotos: divulgação.

A trajetória de oito décadas e meia da Cooper A1 está oficialmente registrada. A cooperativa lançou, na noite de quinta-feira, dia 11/10, o livro "Cooper A1: faz parte da gente 85 anos: a trajetória de pioneirismo e superação da mais antiga cooperativa agropecuária catarinense em funcionamento ininterrupto". O evento festivo reuniu, em Palmitos, SC, cerca de 700 pessoas, entre conselhos, cooperados, colaboradores, entrevistados do livro e autoridades do cooperativismo.

 

>> ACESSE A VERSÃO EBOOK DO LIVRO NA ÍNTEGRA

 

A solenidade objetivou referenciar os fundadores (in memoriam) da Sociedade Cooperativa Mista Palmitos, antecessora da Cooper A1, que comemorou seu aniversário de 85 anos no último dia 1º de outubro. Além disso, celebrar as décadas de desafios e crescimento que tornaram a cooperativa dos dias atuais cada vez mais forte e atuante.

 

Redigido pelo jornalista Maurício Oliveira, através da Editora Expressão, as pesquisas para o livro começaram ainda em julho de 2017. Foram levantadas fontes documentais nos acervos da cooperativa e de entrevistados. Após, foi realizado um trabalho de listagem com fotos, recortes históricos, filmes, jornais, citações, transcrições, revistas e demais registros célebres que pudessem fazer parte do livro.

 

Com capa dura e 96 páginas, a obra se constitui como um documento histórico oficial, sendo dividida em sete capítulos. A tiragem é de 10 mil exemplares e será distribuída gratuitamente às famílias cooperadas, instituições cooperativas, escolas e órgãos públicos.

 

O evento em Palmitos contou com a presença do Diretor Executivo da Editora Expressão Rodrigo Coutinho. "Uma noite de gala para a história do cooperativismo catarinense. Nos sentimos orgulhosos de fazer parte desta história, tanto na produção deste importante livro sobre os 85 anos da Cooperativa A1, como na cobertura do cooperativismo desde o início dos anos 90", afirma Coutinho. Em seu portfólio de livros históricos a Editora Expressão lançou em 2011 o livro OCESC 40 anos - Unidos por Uma Vida Melhor. A obra narra a trajetória da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina.

 

Segundo o presidente da Cooper A1, engenheiro agrônomo Elio Casarin, a ideia do livro surgiu na vontade de explanar de maneira mais detalhada esta história de mais de oito décadas para toda a comunidade. “A Cooper A1 registra, através desta obra, oficialmente sua história. É um legado que vai ficar para nossos netos, herdeiros”, disse o presidente.

 

Durante o evento, o presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Mario Lanznaster, ressaltou a atuação da Cooper A1 ao longo do tempo. “São décadas e mais décadas dedicadas ao fortalecimento de pequenos produtores rurais. A Cooper A1 é um grande orgulho para a Aurora”.  Já o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e Sescoop/SC, Luiz Vicente Suzin, disse que a Cooper A1 é referência em cooperativismo para Santa Catarina e para todo Sul do Brasil. Da mesma forma, o presidente da Federação das Cooperativas do Estado de SC (Fecoagro), Claudio Post, disse que a Cooper A1 é um exemplo em estabilidade e longevidade.

 


Mário Laznaster, Presidente da Aurora, recebe o livro da A1, uma das cooperativas que integram o Sistema Aurora, das mãos de Rodrigo Coutinho da Editora Expressão.

Fonte: Cooper A1 com informações da Editora Expressão.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/16-10-18-registro-historico-cooper-a1-lancou-livro-que-narra-sua-trajetoria-de-85-anos-de-funcionamento-ininterrupto.php on line 152

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/16-10-18-registro-historico-cooper-a1-lancou-livro-que-narra-sua-trajetoria-de-85-anos-de-funcionamento-ininterrupto.php on line 152

Warning: include(): Failed opening '../../rodape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/16-10-18-registro-historico-cooper-a1-lancou-livro-que-narra-sua-trajetoria-de-85-anos-de-funcionamento-ininterrupto.php on line 152