30/10/2018 Secretário-geral da ONU diz que espera continuar cooperação com Brasil após eleição de Bolsonaro

Secretário-geral da ONU diz que espera continuar cooperação com Brasil após eleição de Bolsonaro

Assembleia Geral da ONU. Foto: ONU/Cia Pak.

Segundo o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, o Brasil “tem um papel crítico a desempenhar em muitos dos temas que estão na agenda da ONU”

 

O chefe da Organização parabenizou o povo brasileiro pelo seu espírito democrático, evidenciado na participação nas eleições do último domingo.

 

Em coletiva de imprensa na segunda-feira (29), o porta-voz do secretário-geral da ONU António Guterres afirmou que o dirigente máximo das Nações Unidas espera continuar a cooperação e “a relação muito importante” com o Brasil quando o novo presidente, Jair Bolsonaro, assumir o cargo. Segundo Guterres, o Estado brasileiro “tem um papel crítico a desempenhar em muitos dos temas que estão na agenda da ONU”.

 

Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral, disse em Nova Iorque que Guterres “parabeniza o povo brasileiro pelo seu espírito democrático, evidenciado na sua participação (nas eleições do último domingo)”. O chefe da ONU ressaltou ainda “a importância das contribuições do Brasil para a Organização” e disse que espera “continuar com a colaboração”.

 

“O povo brasileiro participou de um exercício democrático bastante vibrante. O secretário-geral espera continuar com a cooperação que manteve com o Brasil quando o novo presidente assumir o cargo”, completou Dujarric.

 

Também sobre a vitória de Bolsonaro, a presidente da Assembleia Geral da ONU, María Fernanda Espinosa, afirmou que espera “continuar o trabalho com o Brasil”. “É um Estado-membro muito importante e, como sabemos, um membro fundador da Organização”, disse a porta-voz da dirigente, Monica Grayley, também em coletiva de imprensa na sede das Nações Unidas.

 

“A presidente acredita que o diálogo é a melhor ferramenta para processos políticos em todos os lugares”, completou a representante de María Espinosa.

 

De acordo com a porta-voz, a presidente espera prosseguir o trabalho com o Brasil para implementar a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável. Esse marco internacional reúne objetivos ambiciosos para acabar com a fome e a pobreza, reduzir desigualdades sociais, combater as mudanças climáticas, promover saúde e educação de qualidade e eliminar a violência contra as mulheres.

Fonte: ONU Brasil.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/30-10-18-apos-eleicao-de-bolsonaro-secretario-geral-da-onu-diz-que-espera-continuar-cooperacao-com-brasil.php on line 138

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/30-10-18-apos-eleicao-de-bolsonaro-secretario-geral-da-onu-diz-que-espera-continuar-cooperacao-com-brasil.php on line 138

Warning: include(): Failed opening '../../rodape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/30-10-18-apos-eleicao-de-bolsonaro-secretario-geral-da-onu-diz-que-espera-continuar-cooperacao-com-brasil.php on line 138