11/10/2018 Expedição sobre os impactos do fogo para a biodiversidade vira documentário lançado no Dia Nacional do Cerrado

Expedição sobre os impactos do fogo para a biodiversidade vira documentário lançado no Dia Nacional do Cerrado

Foto: divulgação.

Gravações na Reserva Natural Serra do Tombador apresentam o acompanhamento de 12 pesquisadores em relação aos impactos do fogo para quatro grupos da fauna no Cerrado

 

Para comemorar o Dia Nacional do Cerrado (11/09) e compartilhar os resultados da 2ª Expedição de Biodiversidade, realizada na Reserva Natural Serra do Tombador, em Cavalcante (GO), a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza lança hoje o documentário “A História Depois do Fogo”.

 

Com uma apresentação do segundo maior bioma do País e a contextualização de sua importância para a população brasileira, o vídeo prepara o público para acompanhar os desdobramentos da expedição realizada para avaliar os impactos do fogo sobre a biodiversidade do Cerrado, considerando as grandes queimadas que ocorreram na região em 2017.

 

Por meio da análise de quatro grupos diferentes da fauna, 12 pesquisadores conseguiram mapear a situação atual de algumas espécies depois da passagem do fogo. Entre os primeiros a sofrer com as queimadas estão os répteis e anfíbios, que dependem das áreas úmidas para viver e se reproduzir. Por isso alguns pesquisadores dedicaram atenção especial ao estudo de sapos, rãs, cobras e lagartos, entre outras espécies que integram essa classe de animais. Outro grupo de atenção durante a expedição foi o de pequenos mamíferos não voadores, como ratos e gambás, que não conseguem percorrer longas distâncias para fugir da propagação rápida do fogo. A avaliação das aves também integrou os objetivos da expedição pelo fato de que elas ocupam ambientes bem específicos dentro da vegetação do Cerrado. Por fim, foi realizado o monitoramento da população de algumas espécies de formigas para entender como o ambiente está reestabelecendo o equilíbrio ecológico.

 

O documentário completo tem menos de 20 minutos e já está disponível na integra, confira!

Fonte: Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.