02/05/2018 Philip Morris é certificada pela preservação de recursos hídricos no Vale do Rio Pardo

Philip Morris é certificada pela preservação de recursos hídricos no Vale do Rio Pardo

A Philip Morris Brasil (PMB) promove ações que beneficiam a comunidade do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul. Em uma das frentes mais importantes – o uso racional e sustentável da água – a empresa se tornou a primeira no Brasil a receber a certificação concedida pela Alliance for Water Stewardship (AWS).

 

A certificação leva em conta não apenas o uso racional da água nos processos internos da fábrica, mas também as iniciativas que a empresa mantém junto à comunidade, incluindo a preservação das bacias hidrográficas e as necessidades da comunidade do entorno. Com o sucesso da fábrica brasileira, a Philip Morris está comprometida com a certificação de pelo menos mais 10 de suas unidades até 2020 – e de todas as suas operações ao redor do mundo, com 46 fábricas em 31 países, até 2030.

 

A empresa também firmou parceria com a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul da Universidade de Santa Cruz do Sul (APESC/UNISC), para a realização de um projeto de extensão denominado “Certificação das ações para recuperação das nascentes na sub-bacia do Arroio Andréas – Bacia Hidrográfica do Rio Pardo”.

 

O objetivo da iniciativa, executada entre janeiro e abril deste ano, é garantir a preservação dos recursos hídricos mediante o pagamento aos agricultores pelo fornecimento de serviços ambientais (PSA) de proteção das nascentes e áreas ripárias localizadas nas propriedades. A iniciativa inclui a assinatura de um Termo de Adesão do Agricultor Proprietário, que garante o retorno financeiro aos fumicultores pelas ações executadas para a preservação das nascentes.

 

Na fábrica da PMB em Santa Cruz do Sul, as ações para promover o uso sustentável já reduziram em 30,5% o volume de água utilizado para a fabricação de cigarros entre 2010 e 2017. Para este ano, a meta é alcançar uma nova diminuição, de 2,8%.

 

“No ano passado, mais de 30 mil metros cúbicos de água passaram por tratamento antes de retornar ao meio ambiente e outros 9 mil metros cúbicos foram reutilizados no próprio sistema produtivo, o que garante a conservação e a economia desse insumo cada vez mais importante para nossas atividades e para a própria sociedade”, destaca Alejandro Okroglic, diretor de Operações da Philip Morris Brasil.

 

Histórico de projetos em benefício da região

 

A Philip Morris Brasil também sempre manteve um olhar dedicado ao bem-estar de seus colaboradores, da comunidade e dos produtores com os quais possui contratos de fornecimento de tabaco. 

 

Em 2018, a empresa foi novamente eleita uma das principais empregadoras do País, de acordo com pesquisa internacional realizada pelo Top Employers Institute, organização sediada na Holanda, e que reconhece as empresas que oferecem excelentes condições de trabalho aos seus colaboradores, desenvolvem o talento em todos os níveis corporativos e se esforçam para otimizar as práticas de Recursos Humanos.

 

Com o uso da tecnologia e de capacitações de cerca de 7 mil fumicultores, são valorizados os princípios da segurança do trabalho, proteção à saúde do produtor e aumento da produtividade na lavoura.

 

Um exemplo é o Portal do Produtor (www.produtorphilipmorris.com.br) que pode ser acessado por computador e também pelo aplicativo desenvolvido para as plataformas iOS, Android e Windows Phone, oferecendo informações sobre produção e sustentabilidade na lavoura de tabaco – o que inclui a política de Boas Práticas Agrícolas adotadas pela empresa. O fumicultor pode, ainda, acessar remotamente os dados do seu contrato, consultar a tabela de preço do tabaco e insumos, verificar a agenda da propriedade e receber orientação  por meio do envio de perguntas para os orientadores agrícolas da PMB.

 

Programa +Campo, por sua vez, promove o treinamento de boas práticas agrícolas aos produtores de tabaco que possuem contrato com a empresa. Com o apoio de um veículo especialmente preparado (estação móvel), um instrutor técnico, com dedicação exclusiva, vai até as propriedades rurais, para conduzir treinamentos realizados para grupos de 15 a 20 participantes. Quase 8 mil pessoas já foram treinadas, entre produtores e convidados (vizinhos, familiares e trabalhadores rurais). Além das boas práticas agrícolas, com ênfase em saúde e segurança, são abordados temas como a utilização de lenha proveniente de fontes legais e sustentáveis, de forma a contribuir para a preservação do meio ambiente e integridade do produto.

Fonte: Oboé Comunicação Corporativa.



Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/02-05-18-Philip-Morris-promove-projetos-socioambientais.php on line 150

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/02-05-18-Philip-Morris-promove-projetos-socioambientais.php on line 150

Warning: include(): Failed opening '../../rodape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/02-05-18-Philip-Morris-promove-projetos-socioambientais.php on line 150