03/04/2018 Projetos socioambientais da Klabin em Santa Catarina e Paraná são premiados com Troféu Onda Verde

Projetos socioambientais da Klabin em Santa Catarina e Paraná são premiados com Troféu Onda Verde

Foto: Divulgação.

O Prêmio Expressão Ecologia reconheceu as melhores práticas de sustentabilidade de empresas e instituições da região Sul em 18 categorias

 

A manutenção de mosaicos florestais, em Santa Catarina, e um projeto voltado à agricultura familiar, no Paraná, levaram a Klabin a conquistar, em duas categorias, o 25º Prêmio Expressão de Ecologia. A premiação, concedida anualmente pela Editora Expressão, é a maior e mais tradicional da Região Sul em desenvolvimento sustentável. Os vencedores recebem o Troféu Onda Verde durante o Fórum de Gestão Sustentável, evento que acontece em julho, em Florianópolis.

Vencedor na categoria “Manejo Florestal Sustentável”, o programa Mosaicos Florestais e a Conservação de Recursos Naturais consiste no plantio de pínus e eucalipto em formato de “mosaico”, ou seja, entremeado com matas nativas preservadas. Com isso, são formados corredores ecológicos por onde circula a fauna, ampliando a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade. A Klabin é pioneira na adoção desse sistema. As áreas da companhia em Santa Catarina, de 136 mil hectares dentro do bioma da Mata Atlântica, abrigam mais de 1.250 espécies de flora e fauna – 450 delas figuram em listas de espécies ameaçadas de extinção.

“É da nossa natureza priorizar ações que viabilizem o desenvolvimento sustentável de toda a nossa cadeia produtiva e o mosaico florestal é uma das marcas da história da Klabin. Esse reconhecimento legitima nossos esforços para o aprimoramento da estratégia e gestão da sustentabilidade da companhia”, avalia a bióloga da Klabin, Mireli Moura Pitz.
A outra iniciativa premiada da Klabin foi o programa Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis, realizado em parceria com a Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida), o The Nature Conservancy (TNC) e o Sebrae. Vencedora na categoria “Recuperação de Áreas Degradadas”, o programa auxilia pequenos produtores rurais na adequação ambiental, legal e paisagística de suas propriedades, a partir de um amplo mapeamento e planejamento para diversificação da produção. Desde a implementação, em 2015, o projeto já auxiliou na obtenção do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de mais de 1.800 propriedades da cidade de Ortigueira e 690 de Imbaú, para as quais também foram doadas 136 mil mudas de diferentes espécies nat ivas da Mata Atlântica. No aspecto social, 337 propriedades rurais recebem assistência técnica para o plantio e capacitação para comercializar hortifrutigranjeiros em cadeias de consumo previamente identificadas na região.


“Os programas destacados pela premiação são a concretização do que prevê nossa Política de Sustentabilidade: zelar pelo meio ambiente, pelos recursos naturais e apoiar o desenvolvimento das comunidades onde temos operações”, afirma Uilson Paiva, gerente de Relações com a Comunidade, Meio Ambiente e Certificação da Klabin no Paraná.

Os projetos vencedores do prêmio Expressão de Ecologia serão publicados no livro Trajetória Ambiental do Sul, pela Editora Expressão, que será lançado no Fórum de Gestão Sustentável em julho desse ano.

Sobre o Prêmio Expressão Ecologia

O Expressão Ecologia é considerado o maior prêmio ambiental do País no segmento empresarial. Criado em 1993 pela Editora Expressão, ao longo de sua história, a premiação conta com a inscrição de mais de 2,6 mil cases das principais empresas, ONGs, Prefeituras e entidades do Sul.

 

Sobre a Klabin

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.


Saiba mais: www.klabin.com.br

Fonte: In Press Porter Novelli.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.