05/06/2017 Curso em Florianópolis aborda como definir o conteúdo do relatório de sustentabilidade

Curso em Florianópolis aborda como definir o conteúdo do relatório de sustentabilidade

 

Elemento central da elaboração de um relatório de sustentabilidade alinhado com as diretrizes do GRI 4.0, os aspectos materiais são aqueles que refletem os impactos econômicos, ambientais e sociais significativos da organização ou que influenciam substancialmente as avaliações e decisões dos stakeholders.


Muitas vezes, observamos que as empresas acabam abraçando algumas causas de forma intuitiva ou ligadas exclusivamente à visão de seus proprietários como prioritárias, sem efetuar uma avaliação mais criteriosa quanto a seus desafios e benefícios ao negócio ou às partes interessadas e estratégicas para a empresa.


Pensando nisso, o GRI – Global Reporting Iniciative, uma organização internacional que ajuda empresas, governos e outras instituições a compreender e comunicar o impacto dos negócios em questões críticas de sustentabilidade, definiu como critério para definição dos temas a serem relatados nos relatórios de sustentabilidade o princípio da materialidade, que consiste em determinar e priorizar aqueles aspectos que refletem os impactos econômicos, ambientais e sociais significativos da organização, ou que possam influenciar, substantivamente, as avaliações e decisões dos stakeholders.


Determinados através de uma representação gráfica, que combina fatores internos e externos à organização, conhecida como Matriz da Materialidade, os temas materiais são aqueles que refletem os impactos, riscos e oportunidades de sustentabilidade e para os quais deve-se estabelecer um plano de gerenciamento e controle.


Dessa forma, a matriz da materialidade é muito mais do que uma mera burocracia a ser realizada para atender aos requisitos do relatório de sustentabilidade, em conformidade ao GRI 4.0, é uma importante ferramenta de gestão e tomada de decisões estratégicas.


Participe do curso da Aequo Sustentabilidade e aprenda a tornar o relatório mais relevante, confiável e compreensível, oferecendo as melhores informações sobre as questões relacionadas à sustentabilidade de sua organização.

 

Objetivo

 

O curso, alinhado com as diretrizes do GRI 4.0, tem por objetivo auxiliar a elaboração de relatórios de sustentabilidade, aprofundando a compreensão do Princípio da Materialidade e capacitando o participante para realizar este processo de definição dos aspectos econômicos, sociais e ambientais que devem ser incluídos no relato.


Data do curso:
09 Jun, 2017

Local: Florianópolis - SC

Carga horária: 8 horas

Investimento: R$ 460,00


FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO NO CURSO MARTIZ DA MATERIALIDADE (como definir o conteúdo do relatório de sustentabilidade)


Localização

 


Impact Hub Floripa

Centro de Inovação ACATE – Cia Primavera
SC 401 – Rodovia José Carlos Daux, 4150
Saco Grande,
Florianópolis – SC
CEP 88.032-005

 

Público Alvo

 

Profissionais envolvidos com o tema, notadamente aqueles envolvidos com os relatos de sustentabilidade corporativa ou que buscam enriquecer seus conhecimentos sobre práticas sustentáveis da empresa. Também, direcionado a estudantes e profissionais de diversas áreas que tem interesse no tema responsabilidade social e sustentabilidade.

 

Conteúdo

 

  • - Relatório de sustentabilidade
  • - As diretrizes e princípios para definição do conteúdo
  • - Definição dos stakeholders prioritários
  • - Identificação de temas relevantes
  • - Os temas centrais da norma NBR ISO 26000
  • - Priorização dos temas relevantes
  • - Consulta e engajamento dos stakeholders
  • - Matriz de materialidade
  • - Gestão dos temas materiais

 

Instrutor

 

André Montagna: Engenheiro Mecânico, Mestre em Administração e Especialista em Planejamento Energético Ambiental. Fundador da empresa de educação e consultoria Aequo Sustentabilidade e Diretor do Instituto Lixo Zero Brasil, tem mais de 15 anos de experiência profissional como palestrante e consultor nas áreas de Gestão de Carbono, Resíduos Sólidos, Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Fonte: Aequo Sustentabilidade.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.