12/09/2018 Klabin anuncia a construção de Parque de Plantas Piloto

Klabin anuncia a construção de Parque de Plantas Piloto

Foto: Divulgação.

Investimento representa mais uma importante etapa para o fortalecimento da área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da companhia. Além disso, a empresa apresenta durante o evento INOVA Klabin o KlaCup Bio, sua solução para o mercado de copos descartáveis sem a utilização de polietileno


A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil e a única do País a oferecer ao mercado, a partir de uma unidade industrial totalmente projetada para essa finalidade, celulose de fibra curta, celulose de fibra longa e celulose fluff, anuncia hoje a aprovação de um aporte de R$ 32 milhões para o seu programa de pesquisa e desenvolvimento, que envolve a construção de um Parque de Plantas Piloto, na Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR).

 

Trata-se de um empreendimento que permitirá simular uma unidade fabril, onde serão realizados estudos e testes em frentes de pesquisa como a celulose microfibrilada (MFC), que futuramente será incorporada às linhas de produção de papel da companhia, potencializando melhor qualidade e resistência aos produtos Klabin, e a lignina, neste caso, para fins comerciais, permitindo à empresa adentrar em novos mercados de produtos renováveis e sustentáveis. A Klabin, pela sua base diversificada de madeira, tem ligninas de pínus, de eucalipto e da mescla das duas espécies, o que proporciona produtos diferenciados ao mercado.

 

No ano passado, a companhia inaugurou um moderno Centro de Tecnologia, capaz de produzir uma gama diversa de produtos de base florestal e realizar simulações das linhas de produção das fábricas, antecipando tendências e criando tecnologias e aplicações sustentáveis. "Tudo o que realizamos dentro do nosso Centro de Tecnologia é em escala laboratorial. Pouco mais de um ano após sua inauguração, atingimos um nível de maturidade de desenvolvimento que torna necessária a produção de alguns materiais em maior escala, permitindo testes industriais prolongados. Daí a necessidade da criação de um Parque de Plantas Piloto, que deve entrar em operação no quarto trimestre de 2019", explica Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Negócio Celulose da Klabin.

 

Este ano, a Klabin também anunciou a aquisição de 12,5% da startup israelense Melodea Bio Based Solutions, pioneira na tecnologia de extração de celulose nanocristalina (CNC), produzida 100% a partir de fontes renováveis. "O Parque de Plantas Piloto reforça a nossa orientação para o desenvolvimento de soluções bioeconômicas, que valorizam o uso responsável, eficiente e sustentável dos recursos", ressalta Razzolini.

 

KLACUP BIO

 

Alinhada às grandes tendências de comportamento e atenta aos anseios do consumidor, a Klabin anuncia a produção de um novo papelcartão, específico para o mercado de cup stock. A novidade, batizada de "KlaCup – Bio", compõe a família de papelcartão para copos, sendo única no mercado brasileiro, pois é produzida com fibras de pínus e eucalipto, mix que garante maior resistência e qualidade de impressão diferenciada, e possui uma barreira biodegradável, eliminando a aplicação de polietileno. A empresa também já desenvolveu o "KlaCup Natural Kraft", com um dos lados na coloração marrom, típica dos papéis kraft, acompanhando uma tendência de embalagens mais sustentáveis e com menor impacto ao meio ambiente.

 

"Com base em todo o nosso conhecimento e experiência como fabricante de papelcartão para alimentos líquidos do país, estudamos e desenvolvemos uma solução diferenciada para o mercado de copos descartáveis. O Klacup possui a qualidade já oferecida pela Klabin às maiores indústrias do ramo de alimentos e bebidas", afirma Flávio Deganutti, diretor Comercial de Papéis da Klabin.

 

O novo papelcartão, assim como os demais produzidos pela empresa, é feito a partir de florestas plantadas e certificadas, ou seja, fontes sustentáveis e renováveis, além de ser reciclável. Fabricado na Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR), o KlaCup Natural Kraft já está sendo comercializado pela Klabin e tem apresentado crescente demanda no Brasil.

 

Sobre a Klabin

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

 

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Klabin In Press Porter Novelli.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/12-09-18-Klabin-anuncia-a-construcao-de-Parque-de-Plantas-Piloto.php on line 148

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/12-09-18-Klabin-anuncia-a-construcao-de-Parque-de-Plantas-Piloto.php on line 148

Warning: include(): Failed opening '../../rodape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/12-09-18-Klabin-anuncia-a-construcao-de-Parque-de-Plantas-Piloto.php on line 148