13/11/2017 Univali realiza seminário para promover a agroecologia

Univali realiza seminário para promover a agroecologia

Fotos: divulgação.

No sábado (11/11), das 9 às 16 horas, no Teatro Adelaide Konder da Univali Itajaí, ocorreu mais uma iniciativa do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Agroecologia – GEIA.

 

A Universidade de Itajaí sediou o Seminário do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Agroecologia e Produção Orgânica. A programação do evento foi contemplada com a participação da Professora Doutoranda em Ciência e Tecnologia Ambiental, Patricia Trentin Colzani, com a temática “Hortas Urbanas no Planejamento das Cidades”.

 

Outra palestra foi proferida pelo Mestre em Agroecossitemas, Marcos José de Abreu, o Marquito, que abordou o tema “Hortas Urbanas” na teoria, e sucessivamente, com a temática prática “Canteiro de Hortaliças Compartilhadas” na Horta Orgânica Experimental – Ibyporã, localizada dentro da Univali.


Grupo de Estudos em Agroecologia
O Grupo de Estudos Interdisciplinares em Agroecologia – GEIA, teve início no primeiro semestre de 2017, com reuniões mensais na área de agroecologia e suas diretrizes. Este grupo é vinculado ao projeto de extensão: Educação para transformação: meio ambiente, saúde e gênero, coordenado pela Professora Doutora Márcia Gilmara Marian Vieira.

 

Todo semestre é proposto aos acadêmicos do curso de graduação de Ciências Biológicas das disciplinas de Química e Química Orgânica, ministrada pela Professora Márcia, a divisão da turma em grupos para que realizem uma apresentação sobre um tema pertinente no grupo de estudos. Os temas abordados deste semestre serão: jardins agroflorestais, plantas medicinais, PANC’s, hortas urbanas e ecocídio.

 

O grupo ainda vem ofertando em seus encontros a participação de especialistas da área de agroecologia com intuito de trazer um conhecimento embasado sobre os temas abordados em cada reunião. Assim, orientar na teoria e prática as técnicas ecológicas de manejo, o reaproveitamento de materiais, despertando debates.

 

Busca-se estimular a compreensão da importância do consumo de alimentos orgânicos, alertando sobre os malefícios causados por produtos contaminados com pesticidas, agrotóxicos, adubos químicos e outros defensivos utilizados no modelo de agricultura convencional, motivando os participantes a iniciar suas hortas orgânicas em casa, disseminando o conhecimento à comunidade, promovendo integração entre ensino e extensão.

 

O grupo estende a prática de seus encontros na horta orgânica experimental promovida e mantida diariamente pelos integrantes do projeto de extensão, onde os participantes do grupo podem cultivar, observar e ter uma melhor compreensão e vivência dos temas e técnicas abordadas. Além disso, em todos os encontros acontecem dinâmica e café solidário, estimulando a participação e inclusão de todos.

 

Hoje o GEIA é formado por acadêmicos de diversos cursos da graduação e pós-graduação, como Ciências Biológicas, Jornalismo, Direito, Análise Ambiental, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Oceanografia, Nutrição, Enfermagem entre outros; docentes, especialistas e os bolsistas, voluntários, colaboradores e parceiros do projeto de extensão, que além de participar, auxiliam na realização das oficinas. Já beneficiou cerca de 100 pessoas que participaram do grupo.

 

Objetivo
Realizar encontros através do grupo de estudos sobre agroecologia e suas diretrizes, com ênfase em produção orgânica, proporcionando aos participantes conhecimento teórico e prático sobre técnicas ecológicas de manejo com enfoque na sustentabilidade.

Fonte: Univali Itajaí. 




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.