22/06/2016 Foz do Iguaçu ganha estação para monitorar qualidade do ar

Foz do Iguaçu ganha estação para monitorar qualidade do ar

A partir desta quinta-feira (22), a população de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, passa a ter acesso a informações sobre qualidade do ar, em tempo real. O Governo do Estado inaugurou na cidade uma Estação Fixa de Monitoramento da Qualidade do Ar. Foto: IAP.

A partir desta quinta-feira (22), a população de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, passa a ter acesso a informações sobre qualidade do ar, em tempo real. O Governo do Estado inaugurou na cidade uma Estação Fixa de Monitoramento da Qualidade do Ar.

O equipamento faz parte da Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar do Paraná em tempo real, desenvolvida e gerenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Com as informações fornecidas pela estação é possível ampliar as políticas públicas de gestão e controle ambiental, assim como de saúde.

A Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar está sendo ampliada e a unidade de Foz Iguaçu já faz parte deste processo. Até então, o Paraná contava com nove estações – em Curitiba e Região Metropolitana e Paranaguá. Com o Plano Estadual de Controle da Poluição do Ar e de Proteção da Atmosfera, lançado pelo Governo do Estado na última segunda-feira (19), serão adicionadas à rede mais cinco estações: além de Foz, também em Cascavel, Maringá, Londrina e Ponta Grossa.


“As estações se tornam uma ferramenta para que o IAP tenha total conhecimento das emissões em cada região do Estado, podendo atuar de maneira preventiva”, disse o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto. “Conseguiremos acompanhar os principais poluentes emitidos em cada região, antes de liberar qualquer novo licenciamento ambiental e garantir melhor qualidade de vida para toda a população paranaense”, explicou Tarcísio.

SAÚDE - O vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Nilton Bobato, disse que a iniciativa vai contribuir para a saúde da população de Foz. “Quando o ambiente é adequado, deve ser preservado e o equipamento nos permitirá isso”, afirmou.

ESTAÇÃO MÓVEL – Além das novas estações de monitoramento da qualidade do ar, o IAP também conta com o reforço de uma Estação Móvel, entregue em março de 2016. O equipamento deve ser destinado para regiões específicas, nas quais estudos apontarem a necessidade de um controle maior.

MODERNIZAÇÃO - A compra de novas estações faz parte de um convênio do Governo do Estado com o Banco Mundial (Bird), assinado em 2012, para modernização dos sistemas de gestão ambiental do Paraná. Cada equipamento custou R$ 950 mil. PRESENÇAS - Participaram da inauguração os diretores do IAP, representantes da Defesa Civil, da Polícia Ambiental do Paraná, Guarda Municipal de Foz, chefes de núcleos de Secretarias de Estado.

Para saber a qualidade do ar de Paranaguá de hora em hora, basta acessar o site do IAP (www.iap.pr.gov.br) e ir no link Monitoramento Ambiental.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Fonte: Instituto Ambiental do Paraná (IAP).




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/22-06-16-Foz-do-Iguacu-ganha-estacao-para-monitorar-qualidade-do-ar.php on line 163

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/22-06-16-Foz-do-Iguacu-ganha-estacao-para-monitorar-qualidade-do-ar.php on line 163

Warning: include(): Failed opening '../../rodape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/22-06-16-Foz-do-Iguacu-ganha-estacao-para-monitorar-qualidade-do-ar.php on line 163